Exame de Bolsa Mérito

Política de Bolsas de Estudo 2018 – Extensivo e Semi Unificado

O Cursinho CPV oferece algumas modalidades que podem valer desconto no valor do seu curso em 2018.
Você pode participar de mais de uma modalidade, valendo apenas o maior desconto.

Ex-alunos do CPV têm 10% de desconto adicional à faixa conquistada.

Para todas as modalidades, há um número limitado de vagas por turma, prevalecendo a data da matrícula. Caso você seja aprovado no vestibular após a inscrição no cursinho, terá o valor restituído, descontando-se as semanas efetivamente cursadas e o material entregue.

1 – Simulado Enem

Data: 30/9 e 7/10 (obrigatório fazer os dois dias)
Horário de início: às 14h
Tempo de permanência mínima: 2h
Duração: 5h30min no primeiro dia e 4h30min no segundo.
Local: nas três unidades CPV (Consolação, Morumbi e Vila Olímpia).

A Prova
O primeiro dia é composto de 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação. O segundo dia conta com 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. Todos os testes obedecem ao padrão Enem, com cinco alternativas cada, sendo apenas uma correta. O aluno deve, obrigatoriamente, fazer as duas provas.

O Cálculo dos Resultados
Haverá duas listas separadas, uma para alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em 2017 e outra para os alunos que já concluíram o Ensino Médio. Ambas seguirão o mesmo processo de padronização de notas.

Para a padronização do resultado, a nota de Redação será descartada. Serão aplicados os pesos usados pela USP para a seleção via SiSU para as provas objetivas. De acordo com a Área, a fórmula para calcular a Nota (N) de cada candidato é:

Humanas: (2LC + 2CH + 1CN + 1MT)/6
Exatas: (1LC + 1CH + 1CN + 2MT)/5
Biológicas: (1LC + 1CH + 2CN + 2MT)/6

As notas N de todos os candidatos presentes serão usadas para o cálculo da Média (M). Assim, a fórmula usada para a Nota Padronizada (NP) é a seguinte :

O Desconto
A faixa de desconto vai 15% a 100% nas turmas de Semi e Extensivos, conforme a tabela abaixo.

Os descontos acima não se aplicam às turmas específicas para FGV, Insper e ESPM.

Lembramos que o percentual de desconto não segue uma razão linear, ou seja, acertar 60% das questões não corresponde a desconto de 60%.
O desconto obtido será aplicado sobre o valor contratual e não se aplica à taxa de material.

Os resultados serão informados por e-mail em até cinco dias úteis após a realização da prova, exclusivamente aos candidatos, sem divulgação pública para preservar a privacidade dos alunos. Não haverá vistas de provas, nem discussão dos critérios de correção em nenhuma hipótese.

A Matrícula
Os candidatos têm até 10 dias úteis após a divulgação dos resultados para efetuarem as matrículas. Caso o aluno seja aprovado no vestibular após a inscrição no cursinho, ele terá o valor restituído. Não se aplicam ao reembolso os valores referentes às semanas efetivamente cursadas nem ao material entregue.

Para efetivar a matrícula é necessária a disponibilidade de vagas na turma desejada, ressaltando que o número de vagas pode ser inferior ao número de candidatos que prestam o Exame. Assim, a realização da prova não garante vaga ou reserva para a turma escolhida. A única forma de garantir a vaga é realizando a matrícula, seja na secretaria de uma das unidades do CPV, seja pelo site da instituição.

2 – Nota no Vestibular

Os alunos que prestaram Fuvest, Unicamp, Unesp, Einstein, FGV Direito e FGV Economia, foram classificados para a 2º fase de vestibular, mas não foram aprovados terão desconto de 60% nas turmas de Semi e Extensivo.
O desconto não incide sobre a taxa de material.


3 – Filhos de professores

Os alunos que são filhos de professores, independente da instituição em que pai e/ou mãe sejam vinculados, terão 50% de desconto.
O desconto não incide sobre a taxa de material.


4 – Análise de perfil socioeconômico

Agindo de forma coerente com nossa crença na educação como base da transformação da sociedade, reservamos vagas em cada turma para alunos de baixa renda. Para tanto, firmamos parcerias com o Projeto Gauss e com o Ismart, duas associações sem fins lucrativos que oferecem apoio multidisciplinar a jovens. Além dos alunos indicados pelas instituições, os interessados podem fazer a inscrição para a análise do perfil socioeconômico.
A faixa de desconto vai até 100% e inclui a taxa de material.